Shih Tzu está no cio

Visão geral

Sua Shih Tzu está no cio ou no calor?

Calor é o termo usado para descrever o ciclo de menstruação de uma cadela. Durante este tempo, haverá descarga. E tão importante quanto esse é o momento em que uma fêmea pode ficar prenha.Isso também é conhecido como “entrar na estação”, “ciclo de calor”, “estação de calor” e “ciclos de cio”.

Sua Shih Tzu está no Cio? Quando é que começa?

Cães de tamanho pequeno, como a raça do cachorro Shih Tzu, costumam ter seu primeiro cio relativamente cedo. Geralmente ocorre entre as idades de 4 e 7 meses de idade.

Surpreende muitos donos saber que sua cachorra fêmea ainda será um filhote quando entrar pela primeira vez em um ciclo.

Se você tem uma fêmea não esterilizada, Shih Tzu, e ela não entrou em sua primeira bateria pela marca de um ano, você deve alertar o veterinário.

Quantas vezes os ciclos de calor ocorrem

Com o Shih Tzu, será normal ter um ciclo de calor a cada 4 a 8 meses. Isso leva a duas ou até três vezes por ano.

É importante notar que mesmo os cães idosos ainda entram no cio; o equivalente canino da menopausa geralmente não ocorre.

Dito isto, a alta para um idoso pode ser mais leve do que quando ela era mais jovem e os ciclos podem ser mais espaçados. No entanto, esta é uma das  razões pelas quais a esterilização é recomendada, uma vez que até as cadelas mais velhas podem ficar prenhas.

Quanto tempo durará um ciclo de calor

O ciclo de calor médio dura de 2 a 4 semanas. Você pode não notar todos os sinais durante todo esse período; no entanto, mesmo que não haja sinais óbvios perto do início ou no final do ciclo, uma fêmea ainda pode ficar prenha.

Sinais de Calor

Até que você esteja acostumado a saber quando sua fêmea Shih Tzu está no cio ou entrando em seu ciclo de calor, os sinais podem ser difíceis de detectar no início, particularmente se a descarga for leve.

No entanto, estes são os sinais mais comuns:

Sua vulva ficará inchada. Pode aumentar 2 ou até 3 vezes o seu tamanho normal. Os proprietários são encorajados a tomar nota do que a vulva parece quando um cachorro não está no cio, para que eles possam determinar a diferença.

Descarga. Isso irá variar de leve a moderado. Em muitos casos, isso não será percebido visivelmente ao olhar para um cachorro; no entanto, ao longo de algumas horas, a descarga será acumulada na cama e em outras áreas onde o cão está descansando.

A cor da descarga pode variar de rosa-esbranquiçado a vermelho. É normal que a cor mude durante o calor. Pode começar muito claro, depois escurecer e depois aclarar mais uma vez antes de o ciclo terminar.

Cães machos podem parecer excessivamente interessados ​​nela. Mesmo cães machos perdidos podem ficar no seu quintal. Cães machos que não foram castrados serão capazes de detectar uma fêmea no calor a quase 5 km de distância. Uma vez que alguns desses cães serão cães muito maiores, recomenda-se manter uma fêmea no cio dentro de casa o máximo possível.

Pode haver algumas pequenas mudanças de humor. Algumas fêmeas terão tendências de nidificação, pegando objetos e movendo-os para uma cama de cachorro ou outro local de descanso.

Ela pode ser receptiva aos machos. Quando os ovos de uma fêmea estão caindo e ela é fértil, ela pode se apresentar para machos. Isso geralmente é feito “sinalizando” para um macho movendo a cauda para o lado e apresentando a garupa dela.

Perguntas freqüentes sobre Shih Tzu no calor

Meu cachorro sentirá dor?

Enquanto ninguém pode dizer com certeza, sugere-se de estudos que o comportamento de uma cadela mostra que ela está ciente de seu ciclo e pode realmente sentir algumas cólicas ou desconforto.

Seja devido a câimbras, comportamento de nidificação ou ambos, não é incomum que uma fêmea, nesta situação, deseje se retirar e descansar mais do que o normal.

A cadela pode apresentar sinais de desconforto, da mesma forma que uma mulher, de forma que ajuda colocar algo quente perto de sua barriga. Isso pode ser uma toalha macia que acabou de sair do secador ou uma almofada de aquecimento de arroz não-elétrica (feita para ser quente, não quente).

Quando durante o ciclo de calor ela pode ficar prenha?

Dentro do ciclo de 2 a 4 semanas que há uma descarga perceptível, há uma janela menor de tempo em que uma fêmea será mais fértil. Isso pode variar um pouco, então qualquer momento durante todo o ciclo deve ser considerado um que um empate possa produzir uma gestação.

Dito isto, é frequentemente 9 a 10 dias a partir do início do dia 1, e esta janela dura 4 a 5 dias.

Vai castrar sua Shih Tzu para impedi-la de receber seu ciclo de calor?

Se sim, uma vez que uma fêmea é esterilizada, ela não terá um ciclo de calor novamente. Mas há outras razões importantes para considerar ter seu cão esterilizado. Embora existam alguns estudos conflitantes, a maioria dos especialistas veterinários concorda que a esterilização de uma fêmea pode aumentar consideravelmente sua expectativa de vida e prevenir alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama e de ovário.

Uma fêmea pode ser esterilizada se estiver prestes a entrar no cio?

Tecnicamente sim. No entanto, a maioria dos veterinários não gosta de fazer este procedimento se uma fêmea está tão perto de iniciar seu ciclo. Isso não é feito durante um ciclo, pois isso pode causar complicações.

Dicas de cuidado durante o ciclo de calor.

Há um par de elementos de cuidado para tomar nota.

1) Higiene para o seu Shih Tzu e limpeza para a casa.

Embora a quantidade de descarga não pareça muito, e muitas vezes nem seja notada se você estiver olhando para um cachorro, ele se acumulará.

Isso fará com que os pelos da sua nádega fiquem grudados e que a secreção sangrenta penetre na cama, nos móveis e em qualquer outra superfície porosa que um Shih Tzu esteja sentado, descansando ou dormindo.

 

Por estas razões, existem 3 coisas que você deve querer fazer:

  • Coloque uma fralda em seu Shih Tzu. As opções incluem fraldas descartáveis ​​ ​​em tamanho pequeno , que são confortáveis ​​e muito fáceis de usar.
  • Limpar seu Shih Tzu. Você deve fazer uma limpeza diária na área genital e área circundante.
  • Banhos podem ser administrados com mais frequência. Normalmente, um banho é dado uma vez a cada 3 semanas, e há várias razões pelas quais este é um bom período de tempo. No entanto, quando um Shih Tzu está em seu ciclo de calor, contanto que você esteja usando shampoos de qualidade que são bons para o pelo, um par de banhos extras será ótimo.

 

2) Mantenha seu cão seguro.

Você nunca sabe quando um cão macho desgarrado pode aparecer. Os machos podem sentir as fêmeas no cio a quase cinco km de distância.

E mesmo que o seu Shih Tzu permaneça predominantemente em casa, se ela estiver lá fora para fazer xixi, isso significa que o cheiro dela foi depositado lá e está enviando um sinal muito forte. Os machos não fixados serão obrigados a seguir esse perfume a todo custo. Eles são conhecidos por pular cercas, atravessar qualquer terreno para encontrar fêmeas no cio.

Por esse motivo, recomenda-se, neste período, mantê-la longe de áreas públicas, como parques para cães e afins.